A consultoria sistêmica estrutural é uma oportunidade de resolver conflitos relacionais ou intrapsíquicos de forma dinâmica, estrutural com foco na solução.

Para entender melhor, continue lendo, nesse artigo você vai encontrar:

  • Quais os fundamentos da consultoria sistêmica estrutural?
  • O que é um sistema?
  • O que é uma constelação estrutural?
  • Qual a origem da constelação estrutural?
  • Qual a diferença de constelação familiar e constelação estrutural?
  • O que é uma consultoria sistêmica estrutural?
  • Quais situações podem ser abordadas na consultoria sistêmica estrutural?
  • Será que eu deveria fazer uma constelação estrutural?
  • Quem é a consultora?

 

Quais os fundamentos da consultoria sistêmica estrutural?

Para entender a consultoria sistêmica estrutural é preciso entender constelação sistêmica estrutural, então primeiramente vamos entender sobre sistema e estrutura. 

O que é um sistema?

De acordo com a teoria sistêmica, um sistema é um conjunto de elementos, que podem ser variáveis ou pessoas que interagem entre si de forma interdependente, buscando manter o equilíbrio. 

Você e eu pertencemos a vários sistemas: família, organização, escola, grupo de amigos, e nosso próprio corpo é um sistema.

O pensamento sistêmico se centra na relação dos elementos entre si, já que cada sistema tem regras próprias de funcionamento. 

Apesar de cada sistema ter regras próprias, os estudos científicos têm demonstrado que, no geral, todos eles se sujeitam às leis sistêmicas: pertencimento, equilíbrio, ordem, e quando respeitadas geram prosperidade ao sistema. 

Ao contrário, quando não respeitadas, muitos problemas podem ocorrer de dinâmicas disfuncionais dentro de cada sistema. 

O fato é que nem sempre é simples identificar essas dinâmicas disfuncionais, a consultoria sistêmica tem o objetivo de identificar a dinâmica da linguagem que está ocorrendo em um determinado sistema.

O que é uma constelação estrutural?

A constelação estrutural é uma metodologia inovadora que permite observar as dinâmicas que estão funcionando em um sistema, para melhor compreendê-las,  corrigi-las e dar chaves para solução, extraindo uma grande quantidade de informação  sobre o sistema em um mínimo período de tempo. 

De forma dinâmica, ela se adapta e busca soluções para um problema, por meio de uma linguagem própria, chamada de transverbal, como já dito, olha-se para a relação entre os elementos e não apenas em um elemento individual, por isso estrutural. 

Qual a origem da constelação estrutural?

A constelação sistêmica estrutural tem uma de suas raízes na constelação sistêmica familiar, mas desta se diferencia muito.

O método foi desenvolvido pelos alemães Insa Sparrer e Matthias Varga von Kibéd (1989) como uma abordagem focada na solução de problemas e impasses. 

Por meio da linguagem transverbal e representação das estruturas auxilia as pessoas a visualizarem uma situação e, a partir daí, encontrar uma maneira de resolver algum empecilho pessoal ou profissional. 

Qual a diferença de constelação familiar e constelação estrutural?

A grande diferença é o conceito de linguagem própria, a linguagem transverbal, uma gramática própria.

Principais diferenças:  

  • A constelação estrutural não trabalha com membros da família, como a constelação familiar;
  • Os elementos que compõem uma constelação estrutural são a imagem interna do problema, e por isso as causas podem ser variadas e não apenas o núcleo familiar ou ancestral.
  • A constelação familiar aborda a parte interna do problema, as constelações estruturais auxiliam a pessoa a ter uma visão externa da questão que a incomoda.

O que é uma consultoria sistêmica estrutural?

A consultoria sistêmica estrutural pode ocorrer em uma única sessão, ou em algumas sessões, a depender da situação específica. 

 Pode ocorrer de forma individual ou em grupo, com duração de cerca de 1 (uma) hora. 

Nessa sessão o objetivo é ilustrar o cenário, investigar as dinâmicas que estão atuando no sistema, para que a partir disso, o cliente possa encontrar uma saída mais vantajosa e mudar o sistema para a direção mais adequada para a pessoa que busca a consultoria. 

Na sessão o indivíduo melhora sua capacidade de tomar decisões e observar novas perspectivas para o problema com olhar para a solução.

 

Durante a sessão, tem-se uma visão externa do problema, o que ajuda a traçar um caminho e uma resolução para ele.

 A partir daí, a própria pessoa consegue compreender melhor o que está acontecendo e como pode trabalhar na resolução.

Ou seja, a pessoa é condicionada a enxergar seu problema de forma externa. E, então, busca uma solução para a questão. Ela passa a pensar a respeito de maneira dinâmica e estruturada.

Quais situações podem ser abordadas na consultoria sistêmica estrutural?

Tendo em vista que trata-se de um recurso para resolução de conflitos, interpessoais e intrapsíquicos, então pode ser aplicável sempre que houver necessidade de clarificação de tomadas de decisão. 

Exemplo de situações:

Ajuda a pessoa a ligar-se a si própria de forma mais profunda e autêntica.

  • Realizar projetos que parecem que estão travados.
  • Melhorar seus relacionamentos.
  • Realizar projetos que parecem que estão travados.
  • Melhorar seus relacionamentos
  • Mudar o rumo de sua vida familiar, amorosa ou profissional
  • Ter um acompanhamento para te guiar nessa jornada de desenvolvimento
  • Entender o que te impede de alcançar suas conquistas para superar esses obstáculos.

Como a constelação estrutural pode me ajudar em algum desses assuntos?

A constelação estrutural poderá te ajudará basicamente de 3 formas:

  1. CLAREZA: Esclarecer situações que aparentemente não estão fazendo sentido para você, mas ao mesmo tempo você não sabe para onde deveria olhar.
  2. ASSERTIVIDADE: Simular situações ou planos de futuro antes de tomar uma decisão.
  3. MUDANÇA: Ao identificar uma dinâmica disfuncional é possível criar novas soluções e encontrar novos caminhos.

Será que eu deveria fazer uma constelação estrutural?

Para responder essa pergunta você deve ponderar o seguinte: não faça uma consultoria sistêmica estrutural “só” por curiosidade, pois, isso não gera a sensibilidade necessária para fazer emergir o efeito sistêmico no sistema pessoal, sendo improvável que a pessoa obtenha qualquer compreensão efetiva.

Se você se colocar em uma postura de auto responsabilidade e visão de futuro, deve realmente estar disposto a encontrar uma solução para o problema.

Quem é a consultora?

Camila Cristina Dumas de Camargo, é gestora de conflitos, exerce sua atividade profissional com foco na solução. Advogada familiarista. 

Mediadora Judicial de conflitos TJPR. Professora Universitária Direito de família/sucessões e Métodos adequados de resolução de conflito), na Unipar (Campus Paranavaí). Mestre em direitos de personalidade pelo UniCesumar. Facilitadora de conflitos com o método de comunicação não violenta, consteladora sistêmica com bonecos. Treinadora de mindfulness formada pela Universidade Federal de São Paulo – Centro Mente Aberta. Consteladora sistêmica estrutural, formada com Guilhermo Echagary.

 

Gostaria de agendar uma consultoria sistêmica estrutural?

Se esse assunto de interessou e você gostaria de saber mais, ou agendar uma sessão, você pode fazer isso clicando aqui